quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nice

O norte da Côte D'Azur, perto da Itália, é muito sofisticada. Até demais, pois Cannes, Nice e Monte Carlo não são para qualquer um que não tenha uma Ferrari....

Mas achamos uma vila muito agradável. Chama-se Villefranche sur Mer, a alguns km ao norte de Nice. A foto ao lado mostra o mar num dia de chuva, frio e nublado. Imagino num dia ensolarado.....

Realmente vale a pena uma visita. Colinas, um trem passando lá embaixo, uma prainha, mar azul e veleiros... Nos apaixonamos!!

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Saint-Tropez

No fim do dia, fomos a Saint-Tropez, famoso balneário. E estupidamente caro! Nenhum hotel a menos de 300 euros....

Nossa saída foi ir para cidades vizinhas, e que sorte! Fomos a Gassin, a uns 5 km dali. É uma das vilas mais lindas da França, no topo de um morro. Toda medieval, não tem passagem para carros, apenas ruas estreitas, como a da foto.

Após muita procura, achamos uma pousadinha muito charmosa, onde jantamos e passamos a noite, com muito frio e chuva. Mas valeu a pena!!

Luis Felipe e Caca
Posted by Picasa

Côte D'Azur

A Côte d'Azur é a costa mediterrânea da França, de Marselha até a divisa com a Itália. Nossos 2 primeiros dias eram para explorar esses 150 km.

Começamos perto de Marselha, em Cassis, onde há o farol ao lado protegendo o charmoso porto de barcos e iates.

A cidade deve ferver no verão, mas agora na primavera estava bem tranqüila. Tudo é muito charmoso e bem estruturado. O mar é estupidamente azul, de uma forma que não conhecia. Típico da região.

Vale a pena a visita.

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Provence

Após 3 horas de viagem a 300 km/h no TGV, chegamos na Provence, na cidade de Aix-en-Provence. É uma cidade grande, universitária, bem viva. Mas também é antiga, com sua parte medieval.

Após pegarmos o carro, no feriado, fomos para o centro da cidade e achamos um mercado de produtos regionais. Hummmm... Na foto, tem uma banca com tomates e aspargos. Compramos pão de azeitona, queijo, vinho e salame.... Tudo delicioso.

Gostamos da primeira experiência na Provence!

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Bruxelas é linda

Após um tempão sem atualizar o blog, estamos com acesso à Internet e podemos atualizar o Blog.

Bem, nossa primeira para na Europa foi em Bruxelas, Bélgica, a trabalho. Como chegamos no domingo e nossa reunião era apenas na segunda, aproveitamos o dia ensolarado para fazer turismo. Descobrimos que a cidade e o país são pequenos, mas muito agradáveis. Os belgas são divididos entre as influências francesas e holandesas, mas tem uma identidade própria. A cidade é muito agradável, calma e bem organizada. Não é tão charmosa quanto Paris, mas também não é tão maluca e agitada.

Nesse dia fomos nos caminhos padrão dos turistas. Palácios, igrejas, praças. O que mais gostamos foram algumas experiências: batata frita (originária do país), cerveja (paixão por aqui) e chocolate. Também adoramos a hospitalidade do povo.

A cidade é como outras da Europa, mas esperamos voltar sempre!

Luis Felipe e Caca
Posted by Picasa

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Chega de China



São 23 horas da noite e amanhã as 5 da manhã vamos acordar para conseguir chegar no aeroporto as 7. Adiantamos nossa viagem para Europa e vamos passar o final de semana em Bruxelas.

A China é muito interessante. Não é apaixonante como a Índia, mas é necessária para o mundo. Aqui é onde se faz as coisas, não onde se pensa.

Guangzhou, especificamente, é muito maior e mais moderna do que pensávamos. Prédios altos, consumo alto, pessoas entrando no mundo. Eles ainda cospem na rua e comem de boca aberta, mas não se vê pobreza na rua. Outra coisa que não se vê é memória. Parece que tudo que havia por aqui foi derrubado para construir prédios de 40 andares e avenidas de 4 pistas de cada lado. Não se vê o modo de vida chinês como se vê em Hong Kong. Acho que o modelo de crescimento daqui está matando isso....

As pessoas são, digamos, rudes. Não são amáveis como os indianos, de modo algum. Não se comunicam em inglês e sempre tem uma cara de poucos amigos. Apesar de a China ser mais ocidental do que a Índia, a gente se sente mais acolhido em Délhi.

Acredito que essa é a primeira de muitas viagens para cá. Espero sempre voltar a Hong Kong e para Guangzhou apenas o tempo necessário para ir à feira e comprar roupas de marca a preços de banana. O melhor de viajar é voltar pra casa.

Abraços

Luis Felipe e Cacá

P.S. A foto em cima é de um ônibus que pegamos. Folhinha com a Mao... :)

terça-feira, 24 de abril de 2007

Transporte em Hong Kong


Hong Kong, como outras megalópoles, tem que oferecer um transporte público de qualidade. Se em São Paulo eles não conseguem atingir a qualidade necessária, aqui o nível é incomparável.
Primeiro: para usar, compra-se um cartão com créditos em dinheiro e se usa em todos os meios de transportes, exceto os táxis. Esse cartão é incrivelmente prático e transparente para o usuário.
A limpeza é incrível! Ainda mais quando não se vê funcionários de limpeza.... Isso quer dizer que o povo é civilizado.
A segurança é total. Quando que seria possível ficar no metrô jogando um videogame portátil de 200 dólares sem ser incomodado? Nem em São Paulo, nem em Nova Iorque, mas sim em Hong Kong.
Numa cidade tão densa como essa, não vale a pena ter carro. Anda-se de transporte público sem o menor problema. Os turistas agradecem!
Luis Felipe e Cacá

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cosmopolitismo Asiático


Nossa experiência em Ásia se resumia à India. Apesar de todas suas maravilhas, os indianos ainda estão no século passado, ou no século anterior, em lugares mais longes. As duas cidades chinesas que conhecemos estão longe dessa idéia. Elas são mais cosmopolitas do que São Paulo, com alto consumismo, marcas internacionais, ambiente liberal - especialmente em Hong Kong.
Nunca, jamais, em Delhi se poderia ir numa rede de restaurantes italianos genuínos como fomos hoje. Nem as meninas seriam tão moderninhas como são as chinesas. Nem haveria uma megalópole tão avançada como Hong Kong. É por isso que eles estão tão bem inseridos no jogo mundial e tem toda a capacidade de se tornar uma pontência mundial nos próximos anos.
Um bom modelo ao Brasil....

sábado, 21 de abril de 2007

Hong Kong - Dia da Feira


Hoje foi o dia da feira em Hong Kong. O pavilhão fica num aterro na ilha, com uma arquitetura moderníssima. Foi o lugar da cerimônia de transferência de soberania da Inglaterra para a China, em 1997.
A feira é um primor de organização. Banheiros limpos, alimentação de qualidade e fácil, sinalização.... Adoramos.
Agora vamos sair para ver o show de luzes no "skyline" da cidade. Se sairem boas fotos, nós publicamos.
Abraços
Luis Felipe e Cacá

Andando por Hong Kong


Olá pessoal! Olha nós aí, no porto de Hong Kong (no lado do continente). Atrás está o prédio mais alto da cidade.
Nossa sexta-feira, 20 de abril, foi de passeio pela cidade, enquanto esperávamos o dia seguinte, abertura da feira.
Nunca andamos tanto na vida. Aqui é como Nova York, onde se anda muito. Começamos o dia cedo e descobrimos que nada funciona anes das 11 da manhã. Tivemos que ficar enrolando um tempão num parque bem bonito aqui.
Almoçamos num buffet de comida japonesa e chinesa muito bom. Damos as dicas depois... Tinha chá verde quente à vontade e era bem gostoso.
De tarde compramos uma super máquina fotográfica para o Luis Felipe e saímos para bater perna em loja. Andamos um monte até chegar nesse lugar, super turístico. É incrível como esses chineses são organizados e limpos. Essa área é muito bonita.
Voltamos para o hotel e, de noite, fomos no Night Market. É um grande camelô (grande mesmo) cheio de bugiganga chinesa. Compramos umas besteirinhas e tivemos que voltar pro hotel, pois as bolhas nos pés já estavam no limite.
Ah! O metrô aqui é coisa de outro mundo. Muito moderno, estações enormes, tudo limpo, mas CHEIO de gente. Além disso, toda a cidade é segura. Dá pra andar com máquina fotográfica pendurada sem problemas.
É isso aí. Recomendamos o lugar!
Abraços
Luis Felipe e Cacá

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Indo para Hong Kong


Após a noite mal dormida, arrumamos nossas coisas e fomos pegar o trem para Hong Kong. Nossa expectativa da estação de trem em Guangzhou era de algo similar a uma estação na India ou mesmo no Brasil. Que engano! Estava muito mais para um aeroporto de nível mundial. Arquitetura moderna, limpeza, sem aquele excesso de gente... Muito bom!

O trem era fabuloso! Dois andares, andava a 160 Km/h e muitíssimo limpo e moderno. O serviço de bordo servia almoço.....imagine só o que???? Noodle!!! Miojo....de preparo instantâneo. Mas muito gostoso, por incrível que possa parecer.

A chegada em Hong Kong foi super tranquila....na estação de trem já víamos o que nos esperaria. Tudo muito moderno e liberal. Muito diferente da China Continental, não sentíamos em momento algum a opressão do EStado.

Após cheking fomos "explorar" a cidade. O nosso hotel está super bem localizado, ou seja no borburim.....uma loucura. O consumismo aqui é muuuito maior que em NY. Na verdade aqui parece uma NY melhorada, mais moderna e com toques de charme da cultura chinesa.

Estávamos muito cansados e fomos dormir cedo....21;00 HRS....afinal nós não dormimos na noite passada.

Agora vamos sair para passear. Sebo nas canelas!!!!! :):):):)

Até mais.
´
Cacá e Luís Felipe

As noites na China

Sabem quando dizem que viajar pro outro lado do mundo causa problemas com fuso horário?? Pois é, estamos sentindo isso na pele. Como escrevemos no último post, fomos dormir cedo, antes das 21h. Pois eram 3:30 da madrugada quando acordamos e nada nos fazia dormir de novo.

Enrolamos, levantamos, entramos na internet, falamos com a Silvia, irmã da Cacá que tinha acabado de dar à luz ao Dudu... Tudo antes das 6 da manhã. Foi quando colocamos uma roupa e descemos para tomar café da manhã. A foto ao lado mostra o que nos acompanhou a noite passada: o letreiro de uma casa de sauna atrás do hotel.... Piscando a noite toda....

Às 8 da manhã já tinhamos até trabalhado, repassando os resultados da feira. E nada de dar sono... Vivendo e aprendendo: na próxima vez, devemos trazer mais Dramin.
Posted by Picasa

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Maisi um dia na China

Aqui estamos nós de novo, no final de um cansativo dia na China. O fuso horário ainda está nos afetando. Fomos dormir as 9 da noite, ontem, mas acordamos os dois à meia noite e meia, achando que era de manhã. Tivemos que levantar e tomar leite quente com Dramin para conseguir continuar a noite.

Hoje voltamos à feira e visitamos todos os lugares que fomos ontem de novo. Achamos novos fornecedores que tinhamos passado batido, foi ótimo. De novo, comemos lámen (miojo) no almoço. Mas é uma delícia, com macarrão feito na hora, caldinho de carne e frango e cogumelos. A Cacá até chamou a atenção de uma chinesinha, que pediu pra tirar foto com ela. Acho que o cabelão volumoso dela causa inveja aqui, onde todo mundo tem cabelo liso.

A foto ao lado é de uns soldados na feira. Tem um monte deles, todos bem novos e magrinhos. Mas fazem a maior pose, marchando pra cima e pra baixo. Um sarro.

Saimos da feira no meio da tarde, mortos de cansados, e viemos pro hotel descansar. Vestimos uma roupa mais leve e fomos pra uns shoppings de eletrônicos. Fica numa SUPER avenida, com metrô, arranha-céus, e muitos shoppings. Os shoppings de eletrônicos em si são uma loucura. Um monte de lojinha vendendo de tudo, MP3, laptop, camera digital .... Boa parte de origem duvidosa... Foi divertido, mas não compramos nada ainda.
Depois andamos um pouco pela rua e chegamos num shopping super mega hiper chique. A China é muito mais moderna e consumista do que a Índia. E apesar de estarem mais para o leste, são mais ocidentais do que os indianos. Fomos em váris lojas, inclusive da Nike, Adidas, Mizuno, etc. Tentei comprar um tênis, mas não tinha do meu número. Chinês é tudo pequeno!!

Amanhã vamos para Hong Kong. Adiantamos a ida pra lá porque já acabamos essa feira e a diária do hotel lá é metade do preço do que aqui em Guangzhou. Vamos ver como é essa cidade globalizada.

São 20:30, mas a Cacá já dormiu. Realmente o fuso invertido faz efeito na gente. E quando nos acostumarmos, temos que voltar....

Abraços a todos

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

terça-feira, 17 de abril de 2007

A Feira

Hoje foi o primeiro dia na feira. Ela é realmente enorme. Nós fomos no Pavilhão Liuhua, que é o mais antigo. Esse pavilhão é na verdade um conjunto de prédios com arquitetura tipicamente comunista: prédios quadrados, cores sóbrias e praças internas. Dá um medo, parece que sempre terá um julgamento e execução ali!

A segurança é super reforçada no pavilhão, mas pouco eficiente, porque entramos com um canivete.... Tem guarda e soldado pra todo lado, em todos os andares.

Para nós, interessava apenas 2 prédios. São 15 no total, fora o outro pavilhão, que nos interessa apenas na outra fase.

A estrutura é ótima, tudo funciona bem. Tem bastante alimentação e banheiros. Aliás, comemos Chicken Noodles (sopa com macarrão chinês, cogumelo e frango) no almoço, que é uma comida típica do café da manhã deles. Era bem bom!! O difícil era dominar os pauzinhos.... E os banheiros são turcos!! A Cacá saiu a primeira vez com os olhos arregalados!!

Encontramos poucos brasileiros. Entre eles, conversamos com a Carol e Adriana da Etna. Foram bem simpáticas....

A comunicação é difícil. Poucos falam inglês, e os que falam, falam mal. Mas os chineses são bem simpáticos e atenciosos. Não tivemos nenhuma experiência ruim até agora.

Estamos bem cansados e vamos só tomar um banho, sair pra comer algo e dormir. O fuso ainda não está completamente acertado...
Posted by Picasa

Paris - Guangzhou

O vôo não estava lotado. Havia muitos europeus, principalmente espanhóis. A poltrona era mais confortável e espaçosa do que no outro avião. Não vimos a viagem passar... O Dramin fez efeito!

A chegada em Guangzhou é totalmente diferente da Índia. O aeroporto é um espetáculo! Moderníssimo, parecia o Charles de Gaulle. Fomos para o hotel em um ônibus de linha e tivemos que camelar com as malas, subindo e descendo uma passarela pública aqui na frente do hotel. A cidade é limpa e organizada, porém cinza e cheia de elevados para os carros. Achamos incrível o silêncio mesmo nas esquinas mais movimentadas.

As chinesas são super modernas, descoladas, chiques e na última moda. A Cacá ficou boba de ver os sapatos e as roupas! Como chegamos no meio da manhã, tivemos que ficar nos aguentando o dia inteiro de sono para só dormir no horário certo. Dá-lhe café da Starbucks!

A região do hotel é super cosmopolita. Tem um shopping aqui com marcas globais de moda, como Fendi, Hermes, Louis Vitton, Ferrari, etc.... Mas também tem uns bequinhos bem chineses, com lojinhas interessantes. Tudo coisa pra mulher....
Posted by Picasa

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Banho em Paris

Chegamos em Paris. Está 12 graus lá fora, mas nem parece tão frio. Tá gostoso.
O voo veio cheio, cheio, cheio. Overbook em todas as classes. O lugar na saida de emergência foi providencial....
A Cacá é poderosa! O cartãozinho Air France Gold dela abre portas.... E eu vou no vácuo, de primeiro damo. Estamos agora na sala VIP da Air France. Chiquérrima! A Caca foi tomar um banho!! Isso mesmo, tem ducha aqui. Vai ser uma maravilha, porque não aguento mais 12 horas de viagem com essa mesma roupa.
Além disso, tem comida, bebida, vinho, champagne, tudo de grátis para os poderosos que nem a Cacá.... Depois eu posto uma foto que acabei de tirar.
Agora vamos esperar umas 3 horas até chegar o horário do próximo vôo.

Ah! A internet era pra ser paga, mas eu tô pegando o sinal do Lounge da Emirates, aqui do ladinho. As vezes cai, mas é de graça...

Luis Felipe e Caca

sábado, 14 de abril de 2007

Horas e Horas

Ta aí a Cacá no aeroporto, enquanto esperávamos o vôo pra São Paulo. Era cedo e o vôo estava atrasado, como de costume. Muitas horas à frente....

Agora estamos em São Paulo e só falta 1h e meia para partirmos... Dai são 12 até Paris, 5 esperando e mais 13 horas até Guangzhou.

Ah! Conseguimos despachar as malas diretamente até lá. Teremos tempo de passear no aeroporto CDG. Além disso, conseguimos lugar na saída de emergência, que tem mais espaço pra pernas....

Até mais

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Início da Jornada!!!

Já estamos de "malas e cuia" para a nossa viagem a Conchinchina.
Hoje pela manhã, finalizamos alguns detalhes que faltavam para a viagem e fomos tomar um super café da manhã na casa da D.Ana.....café de mãe em dia de viagem é outra coisa!!!!! Tem muito amor e muita coisa boa.
Vamos ver se chegamos bem em SP...esperamos que os controladores de vôos nos ajude :):):).
Até mais.

Beijocas

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Foto nossa

Fotinho nossa antes da viagem, para registro.
Posted by Picasa

Preparações

Estamos a dois dias da viagem e a ansiedade já tomou conta da Cacá. As roupas estão separadas e as malas já estão em casa. Na sexta, não trabalharemos para preparar tudo. Espero que dê tudo certo!