
São 23 horas da noite e amanhã as 5 da manhã vamos acordar para conseguir chegar no aeroporto as 7. Adiantamos nossa viagem para Europa e vamos passar o final de semana em Bruxelas.
A China é muito interessante. Não é apaixonante como a Índia, mas é necessária para o mundo. Aqui é onde se faz as coisas, não onde se pensa.
Guangzhou, especificamente, é muito maior e mais moderna do que pensávamos. Prédios altos, consumo alto, pessoas entrando no mundo. Eles ainda cospem na rua e comem de boca aberta, mas não se vê pobreza na rua. Outra coisa que não se vê é memória. Parece que tudo que havia por aqui foi derrubado para construir prédios de 40 andares e avenidas de 4 pistas de cada lado. Não se vê o modo de vida chinês como se vê em Hong Kong. Acho que o modelo de crescimento daqui está matando isso....
As pessoas são, digamos, rudes. Não são amáveis como os indianos, de modo algum. Não se comunicam em inglês e sempre tem uma cara de poucos amigos. Apesar de a China ser mais ocidental do que a Índia, a gente se sente mais acolhido em Délhi.
Acredito que essa é a primeira de muitas viagens para cá. Espero sempre voltar a Hong Kong e para Guangzhou apenas o tempo necessário para ir à feira e comprar roupas de marca a preços de banana. O melhor de viajar é voltar pra casa.
Abraços
Luis Felipe e Cacá
P.S. A foto em cima é de um ônibus que pegamos. Folhinha com a Mao... :)