quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nice

O norte da Côte D'Azur, perto da Itália, é muito sofisticada. Até demais, pois Cannes, Nice e Monte Carlo não são para qualquer um que não tenha uma Ferrari....

Mas achamos uma vila muito agradável. Chama-se Villefranche sur Mer, a alguns km ao norte de Nice. A foto ao lado mostra o mar num dia de chuva, frio e nublado. Imagino num dia ensolarado.....

Realmente vale a pena uma visita. Colinas, um trem passando lá embaixo, uma prainha, mar azul e veleiros... Nos apaixonamos!!

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Saint-Tropez

No fim do dia, fomos a Saint-Tropez, famoso balneário. E estupidamente caro! Nenhum hotel a menos de 300 euros....

Nossa saída foi ir para cidades vizinhas, e que sorte! Fomos a Gassin, a uns 5 km dali. É uma das vilas mais lindas da França, no topo de um morro. Toda medieval, não tem passagem para carros, apenas ruas estreitas, como a da foto.

Após muita procura, achamos uma pousadinha muito charmosa, onde jantamos e passamos a noite, com muito frio e chuva. Mas valeu a pena!!

Luis Felipe e Caca
Posted by Picasa

Côte D'Azur

A Côte d'Azur é a costa mediterrânea da França, de Marselha até a divisa com a Itália. Nossos 2 primeiros dias eram para explorar esses 150 km.

Começamos perto de Marselha, em Cassis, onde há o farol ao lado protegendo o charmoso porto de barcos e iates.

A cidade deve ferver no verão, mas agora na primavera estava bem tranqüila. Tudo é muito charmoso e bem estruturado. O mar é estupidamente azul, de uma forma que não conhecia. Típico da região.

Vale a pena a visita.

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Provence

Após 3 horas de viagem a 300 km/h no TGV, chegamos na Provence, na cidade de Aix-en-Provence. É uma cidade grande, universitária, bem viva. Mas também é antiga, com sua parte medieval.

Após pegarmos o carro, no feriado, fomos para o centro da cidade e achamos um mercado de produtos regionais. Hummmm... Na foto, tem uma banca com tomates e aspargos. Compramos pão de azeitona, queijo, vinho e salame.... Tudo delicioso.

Gostamos da primeira experiência na Provence!

Luis Felipe e Cacá
Posted by Picasa

Bruxelas é linda

Após um tempão sem atualizar o blog, estamos com acesso à Internet e podemos atualizar o Blog.

Bem, nossa primeira para na Europa foi em Bruxelas, Bélgica, a trabalho. Como chegamos no domingo e nossa reunião era apenas na segunda, aproveitamos o dia ensolarado para fazer turismo. Descobrimos que a cidade e o país são pequenos, mas muito agradáveis. Os belgas são divididos entre as influências francesas e holandesas, mas tem uma identidade própria. A cidade é muito agradável, calma e bem organizada. Não é tão charmosa quanto Paris, mas também não é tão maluca e agitada.

Nesse dia fomos nos caminhos padrão dos turistas. Palácios, igrejas, praças. O que mais gostamos foram algumas experiências: batata frita (originária do país), cerveja (paixão por aqui) e chocolate. Também adoramos a hospitalidade do povo.

A cidade é como outras da Europa, mas esperamos voltar sempre!

Luis Felipe e Caca
Posted by Picasa

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Chega de China



São 23 horas da noite e amanhã as 5 da manhã vamos acordar para conseguir chegar no aeroporto as 7. Adiantamos nossa viagem para Europa e vamos passar o final de semana em Bruxelas.

A China é muito interessante. Não é apaixonante como a Índia, mas é necessária para o mundo. Aqui é onde se faz as coisas, não onde se pensa.

Guangzhou, especificamente, é muito maior e mais moderna do que pensávamos. Prédios altos, consumo alto, pessoas entrando no mundo. Eles ainda cospem na rua e comem de boca aberta, mas não se vê pobreza na rua. Outra coisa que não se vê é memória. Parece que tudo que havia por aqui foi derrubado para construir prédios de 40 andares e avenidas de 4 pistas de cada lado. Não se vê o modo de vida chinês como se vê em Hong Kong. Acho que o modelo de crescimento daqui está matando isso....

As pessoas são, digamos, rudes. Não são amáveis como os indianos, de modo algum. Não se comunicam em inglês e sempre tem uma cara de poucos amigos. Apesar de a China ser mais ocidental do que a Índia, a gente se sente mais acolhido em Délhi.

Acredito que essa é a primeira de muitas viagens para cá. Espero sempre voltar a Hong Kong e para Guangzhou apenas o tempo necessário para ir à feira e comprar roupas de marca a preços de banana. O melhor de viajar é voltar pra casa.

Abraços

Luis Felipe e Cacá

P.S. A foto em cima é de um ônibus que pegamos. Folhinha com a Mao... :)

terça-feira, 24 de abril de 2007

Transporte em Hong Kong


Hong Kong, como outras megalópoles, tem que oferecer um transporte público de qualidade. Se em São Paulo eles não conseguem atingir a qualidade necessária, aqui o nível é incomparável.
Primeiro: para usar, compra-se um cartão com créditos em dinheiro e se usa em todos os meios de transportes, exceto os táxis. Esse cartão é incrivelmente prático e transparente para o usuário.
A limpeza é incrível! Ainda mais quando não se vê funcionários de limpeza.... Isso quer dizer que o povo é civilizado.
A segurança é total. Quando que seria possível ficar no metrô jogando um videogame portátil de 200 dólares sem ser incomodado? Nem em São Paulo, nem em Nova Iorque, mas sim em Hong Kong.
Numa cidade tão densa como essa, não vale a pena ter carro. Anda-se de transporte público sem o menor problema. Os turistas agradecem!
Luis Felipe e Cacá